sábado, 30 de julho de 2011

Comunidade bahá'í participa da 4ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Assembleia Nacional solicita apoio dos bahá'ís para ato público na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro



Em carta enviada às instituições bahá'ís, a Assembleia Espiritual Nacional* convoca os bahá'ís a formarem caravanas para participar da 4ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, a ser realizada no Rio de Janeiro no dia 18 de setembro, na orla da praia de Copacabana. O ato público, que tem acontecido todos os anos desde 2008 para clamar pelo fim da violência e da intolerância contra quaisquer crenças e religiões, tem o objetivo de promover a eliminação da discriminação religiosa do seio de nossa sociedade.

A organização do ato, que conta com o apoio da TV Globo, é feita predominantemente pela Comissão de Combate a Intolerância Religiosa (CCIR), cujo apoio foi essencial para a Manifestação pela Liberdade e pela Vida, realizada em Copacabana no dia 19 de junho, que pediu a libertação dos sete ex-Yaran, as lideranças bahá'ís presas no Irã. A caminhada é um evento de grande repercussão na mídia e já chegou a contar com a participação de 80 mil pessoas, sendo uma grande oportunidade para alcançar uma amplitude de impacto na sociedade no que diz respeito às crenças e religiões como um direito a ser efetivado.

A idéia é repetir a mesma mobilização de 19 de junho, com bahá’ís vindo de todas as partes do Brasil e se formar novamente uma mobilização pela liberação dos sete ex-Yaran. Para esta caminhada, cada participante terá em mãos uma máscara com a foto de um dos sete e e o colete com a frase “Hoje somos todos bahá'ís” e “Libertem os 7 líderes bahá’ís presos no Irã”, usados na manifestação de junho que coloriu de amarelo a orla de Copacabana.