terça-feira, 21 de junho de 2011

Manifestação no Rio pede ao Irã que respeite os direitos humanos.


RIO DE JANEIRO, Brasil, 20 de maio de 2011 (BWNS) – Representantes do governo, comunidades religiosas e organizações da sociedade civil estavam entre os 800 ativistas de direitos humanos reunidos para pedir ao Irã que cesse a perseguição aos bahá’ís e outras minorias religiosas.


Os participantes vieram de todas as partes do Brasil para participar da manifestação, realizado ontem na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, sendo que alguns levaram mais de 15 horas viajando de ônibus para estar lá.

Quase 8 mil imagens com os rostos das sete lideranças bahá’ís aprisionadas estavam dispostas na praia, correspondendo ao número de dias de prisão que os sete vêm sofrendo após três anos na prisão. As fotos estavam dispostas em um grande círculo, representando o mundo e a união dos povos de todas as raças e nações.

Nas suas observações, o deputado federal Chico Alencar, deu o tom para as atividades do dia, dizendo: “A liberdade religiosa é algo que não pode ser tocada.”

Um participante judeu, Natan Klabin, concordou: “Nós sabemos bem o que é ser perseguido por causa de religião, e assim sabemos o quão importante é mostrar solidariedade a outras minorias reprimidas”, disse ele.

O babalaô Ivanir dos Santos – representando o Candomblé, religião afro-brasileira – falou sobre a perseguição que sua comunidade frequentemente enfrenta. “É por isso que sentimos que devemos protestar contra todos os tipos de intolerância religiosa. Tenho a esperança de que um dia não mais precisaremos promover manifestações como esta, em país algum”, disse Ivanir.

Mil coletes amarelos – com a frase “Hoje somos todos bahá’ís” e “Libertem os 7 bahá’ís presos no Irã” – foram distribuídos juntamente com folhetos sobre liberdade religiosa. Mmúsicos que contribuíram com o programa, apresentando canções sobre os temas de liberdade e solidariedade.

O bahá’í brasileiro, Iradj Eghrari, disse que demonstrar solidariedade entre as religiões é essencial para mostrar às autoridades iranianas que a perseguição não é uma questão de preocupação somente para os bahá’ís.

“Se hoje você não demonstra apoio a uma minoria religiosa perseguida, amanhã a vítima da intolerância religiosa pode ser você”, declarou.

As sete lideranças bahá’ís aprisionados eram membros de um grupo informal de nível nacional que ajudava a atender às necessidades dos mais de 300 mil membros da comunidade bahá’í do Irã. Após serem detidos ilegalmente por 30 meses, eles foram julgados sob acusações fraudulentas e, em agosto de 2010, cada um foi sentenciado a 20 anos de prisão.


Veja as fotos da manifestação no álbum da Comunidade Bahá’í do Brasil na Internet:
Assista aos vídeos pelo canal da SASG no YouTube:
Acesse também o perfil no Facebook e veja as fotos e notícias sobre o evento.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vídeo de uns dos momentos marcantes da Passeata pela Liberdade Religiosa

Ida para a passeata
Amigos incomparáveis
Pessoal se divertindo cantando
Nosso piadista de pé
Pessoal se preparando para começar a passeata 9h
Preocupação que o motorista tava correndo muito
Nossa viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro começou as 0:30 de domingo (19/06/11) com a participação de 37 pessoas saindo da capital.
A viagem teve uma duração de 6h com muita alegria e entusiasmo, estávamos tão animado e ansiosos que não conseguíamos dormir na viagem e  conversávamos sem parar. Tivemos alguns contratempos no meio do caminho com alguns amigos roncando sem parar, que até o motorista do bus achou que era o motor. Chegamos ao destino por volta das 8:30 da matina e olhamos em volta e víamos o trabalho pesado que estava sendo feita para este encontro histórico.















Os amigos trabalhavam fincando as bandeiras com o rosto dos Bahá'ís presos no Irã, naquele dia lindo com o céu azul igual o mar, com todo seu suor, com um sorriso no rosto de satisfação, embaixo de um calor matinal de 25 graus celsos.









Então, todos se acomodaram nos quiosques da praia, deixando seus pertences e indo por a mão na massa. Por volta das 10h da matina, o evento oficialmente deu inicio com já as mais de 7 mil bandeiras fincadas no chão, fazendo um círculo em volta das areias de Copacabana.

Era inevitável que as pessoas fazendo sua corrida, exercícios matinais não ficassem curiosas de saber o que estava acontecendo. Cada minuto que se passava mais e mais pessoas se aglomeravam às beiras da praia e perguntavam-nos o que estava acontecendo e porque desta passeata.

Ainda, tivemos a presença de vários reportes, de diversos fotógrafos de jornais e revistas cobrindo a matéria, além de ilustres presenças de vereadores, da comunidade negra do brasil, da comunidade judaica, da comunidade de intolerância religiosa, entre outros.








Este dia, foi realmente inesquecível, para a comunidade bahá'í do Brasil e para o povo brasileiro que está ficando a par do que ocorre no Irã, além de alertar o governo brasileiro de que seus aliados não são pessoas que respeitam os direito básicos da vida e que isso o povo brasileiro não admite e que o nosso governo também deve ir contra.






No mais, apareceram no Rio de Janeiro, diversas comunidade como a de Belo Horizonte, de São Paulo, de Porto Alegre, de Brasília, do próprio Rio de Janeiro, do Espírito Santo dentre outros Estados, foram todos apoiar esta iniciativa bahá'í que foi um sucesso.

Uma pergunta que era sempre corriqueira, "por que os bahá'ís estão fazendo isto, se não é com o povo brasileiro?"
E a resposta era, o planeta é um só e nós somos seus cidadãos, se a humanidade não der um basta na intolerância religiosa, um basta na falta de liberdade da vida, isto pode acontecer em qualquer lugar, até no Brasil. Imaginemos que aqui no Brasil, fossemos proibidos de acreditar no Evangélio de Jesus, que se acreditássemos nele iríamos ser presos e mortos, nossos filhos proibidos de ter educação e lazer. Então esta passeata trouxe a reflexão que o povo brasileiro de do mundo deve fazer e não deixar que isso ocorra em seus países como ocorre no Irã.


Participantes tirando uma onda
 Gostaria de agradecer todos os presentes neste evento, que fez com que tudo isso foi possível e que nos apoiou 100% e está sempre do lado da Unidade e da Justiça, para que o a terra seja o reflexo do reino dos céus.
Mais de 7 mil bandeirinhas com o rostos do lideres Bahá'ís presos




Unidade na diversidade

Um planeta um só povo

A roda da unidade

Momento que gritamos os nomes dos 7 lideres

Explicação do que estava ocorrendo naquele momento

Wowww!!!! Que lindo!!!!