segunda-feira, 13 de junho de 2011

Manifestação em Copacabana pede fim da perseguição aos Baha’is no Irã
Representantes de diversas religiões participarão, no próximo domingo, de ato de solidariedade com atrações musicais e instalações artísticas.
Surgida em 1844, a religião Bahá’í tem hoje mais de 300 mil seguidores e é a maior minoria religiosa no Irã. Entretanto, ela não é reconhecida pelo governo iraniano, sendo perseguida desde o seu surgimento. Após a Revolução Islâmica, em 1979 esta perseguição se intensificou e centenas de bahá’ís foram mortos, milhares foram presos e outras centenas de milhares sofreram outros tipos de privação.
No próximo domingo, dia 19, centenas de pessoas de várias religiões estarão na Avenida Atlântica, em Copacabana, para prestar solidariedade aos Bahá’ís e exigir o fim da perseguição aos seus seguidores no Irã. Será uma celebração pela liberdade e pela vida, com a presença pessoas vindas de diversos estados brasileiros e lideranças do movimento negro, grupos de direitos humanos, representantes da sociedade civil, governo e entidades religiosas.
A partir das 10h da manhã, o grupo Afoxé Filhos de Ghandi se apresentará na orla da praia, em frente à Rua Siqueira Campos. Estão previstas também a participação das bandas Galhos e Sementes e God First, ainda várias outras atrações musicais e convidados especiais.
Serão fincadas na areia da Praia de Copacabana 7.747 máscaras com o rosto dos sete lideranças Bahá’ís presas atualmente no Irã. Este número é a soma dos dias que cada um deles está sob privação de liberdade, mantidos em condições insalubres e desumanas.
“Ser inocente e ter seus direitos mais fundamentais negados é algo que extrapola a questão individual. Apesar das injustiças que vêm sendo cometidas contra estas sete pessoas, acreditamos que uma manifestação alegre pode reverberar positivamente a favor deles”, diz Mary Aune, representante da Comunidade Bahá’í do Brasil. Há atualmente cerca de 57 mil bahá’ís no Brasil.


Uploaded with ImageShack.us

A campanha pela liberdade dos bahá’ís presos no Irã conta ainda com uma página no Facebook (http://on.fb.me/7bahais) na qual, além de notícias sobre o processo de mobilização para o evento em Copacabana, há sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas de forma espontânea e descentralizada. Os seguidores da página podem, por exemplo, postar seus próprios vídeos caseiros falando sobre a importância de se garantir os direitos humanos e liberdades individuais a todas as pessoas. Com relação ao caso específico dos bahá’ís, a página sugere a postagem de fotos conceituais e até mesmo o uso de materiais alternativos, como balões de gás hélio para chamar a atenção para o caso.
Bahá'ís no Brasil
A Fé Bahá'í chegou ao Brasil com o pioneirismo da americana Leonora Armstrong em 1921. De lá para cá a Comunidade Bahá'í se desenvolveu e cresceu: com mais de 65 mil bahá'ís de todas as idades, está presente em todos os estados brasileiros. Os bahá'ís participam ativamente da vida comunitária, oferecendo atividades de cunho espiritual voltadas para crianças, jovens e adultos, abertas a todos os interessados. Atividades de desenvolvimento socioeconômico e educacional e a promoção de reflexões sobre temas correntes -- como direitos humanos, sustentabilidade, igualdade racial e de gênero -- junto à sociedade e ao governo também fazem parte da agenda bahá'í no Brasil e no mundo.
Mais informações sobre os baha’is: http://www.bahai.org.br/
Mais informações sobre o evento em Copacabana e sobre a perseguição aos Bahai’s no Irã:http://sasg.bahai.org.br/